Translate

terça-feira, 14 de maio de 2019

CLUBES BRASILEIROS

Como o futebol no Brasil é engraçado.
Para ser treinador até há bem pouco tempo nada era exigido. Qualquer um poderia sentar no banco de reservas, se intitular treinador, passar instruções, escalar, barrar jogadores, dar entrevistas e tudo mais.
Agora a CBF, por influência da FIFA e CONMEBOL, colocou regra. Tem que ter uma Licença que a própria CBF dá o curso e autoriza a trabalhar. Muita gente está reclamando. Uns com razão quando levam para o alto preço do referido curso. Outros sem razão reclamam porque têm que fazer o curso.
As mudanças sempre vêm acompanhadas de alguns transtornos até que todos se acostumem e assumam a regra. Regar é regra. Não tem que discutir. Ou cumpre ou muda-se a regra. Aprendi isso no Japão.
Esse transtorno da regra nova das Licenças também vem acompanhada de outro que é o oportunismo de ganhar dinheiro do CREF que nem a classe dos Professores de Educação Física ajudam. Só recolhem anuidade. O que tem a ver Professor de Educação Física com Treinador de Futebol? Nada.
Eles acham que uma pessoa que faz Educação Física sai apto para ser um Treinador. AHAHAH. Só rindo.
Um ex jogador de futebol que jogou 10 anos não vale nada.
Pensem comigo.
Dez anos de futebol. Vamos colocar 30 horas semanais durante dez anos. Dá, mais ou menos, 14400 horas de futebol. Só dentro do campo? Não. Nesses dez anos a convivência foi com muitos jogadores de diferentes características. Conviveram também com vários treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos, fisiologistas, enfermeiros, fisiologistas, dirigentes de clubes, agentes, torcedores, imprensa, etc. Precisam de mais alguma coisa? Quantas horas de futebol, de fisiologia, de psicologia de anatomia tem num curso de educação física? Será que quem sai da faculdade está mais apto a ser um treinador de futebol do que um ex jogador? Não sou contra o estudo, o conhecimento. Sou formado em Educação Física, fiz Gestão esportiva na FGV e na Universidade do Futebol com o Professor Medina, e, recentemente fiz o Curso de Coaching. Gosto de estudar, mas Treinador de Futebol é outra coisa. É só para quem sabe e não só para quem estuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário